ODONTOSP-LIMPEZA-DE-DENTE-DENTISTA

A limpeza dental (profilaxia) realizada pelo dentista é a limpeza profunda e completa dos dentes. Neste procedimento, o profissional remove as placas bacterianas e o tártaro presente nos dentes.

A profilaxia tem como objetivo manter a boca saudável, prevenindo doenças bucais e periodontais. Um segundo objetivo da limpeza dental realizada pelo dentista é justamente o acompanhamento profissional.

A limpeza dental é realizada seguindo algumas etapas:

• Remoção de tártaro: o dentista utiliza o ultrassom ou instrumentos manuais chamados curetas, para fazer a raspagem dos tártaros, uma vez que não é possível a remoção somente com escovação e fio dental.
  • Jato de bicarbonato de sódio: na limpeza dental é usado para remover a placa bacteriana e o tártaro, também protege e dá polimento aos dentes.
  • Escovação completa: realizado com uma escova elétrica profissional e uma pasta dental encontrada apenas em consultórios odontológicos.
  • Aplicação de flúor na limpeza dental: a aplicação de flúor tem o objetivo de devolver os minerais e fortificar os dentes.

Mesmo mantendo a higiene bucal diária, fazendo a escovação e o uso correto do fio dental, com o tempo, se faz necessário uma limpeza dental mais profunda realizada em consultório, para eliminar alguns problemas como tártaro e placa bacteriana. O acúmulo desse tártaro e placa bacteriana podem causar inflamações na gengiva, deixando a raiz do dente mais exposta à cáries e evoluindo para uma periodontite.

A frequência para realizar a limpeza dentária depende do caso de cada paciente. O indicado é fazer a cada 6 meses. No entanto, em casos específicos, o procedimento deve ser realizado a cada 3 meses ou de acordo com a orientação do dentista.

Clínica Geral

O profissional clínico é a primeira linha de defesa contra os problemas bucais.

Tratamento eficaz na remoção da placa bacteriana entre os dentes e a gengiva.

Tratamento de Canal

É a especialidade odontológica que cuida da parte interna (Endo) do dente (dontia).

Cirurgia Dentária

A cirurgia dental é mais procurada para extração de dentes quando há dor.

Aplicação de Flúor

Protege e fortalece os dentes, impedindo e prevenindo a formação de cáries.

Tratamento para o hábito de pressionar e ranger os dentes durante o sono.